Para a MSGÁS, transição energética e ações socioambientais fortalecem Campo Grande como Capital da Sustentabilidade

25 agosto, 2023 - 10:29 am

Companhia destaca articulação e alinhamento de políticas públicas com ações da iniciativa privada para reduzir a poluição do ar e a emissão de gases de efeito estufa

Responsável pelo suprimento de gás natural, fonte de energia fundamental no processo de transição energética, a MSGÁS vê com otimismo o alinhamento de políticas públicas e ações socioambientais para afirmar Campo Grande como Capital da Sustentabilidade. Segundo o diretor-presidente da Companhia, Rui Pires dos Santos, Mato Grosso do Sul é protagonista de algumas ações da agenda ambiental, como os incentivos às fontes renováveis de energia e processos de produção com redução da emissão de gás carbônico (CO2).

“A MSGÁS tem capacidade para desenvolver e adaptar tecnologias e vê que há espaço para contribuir na busca de soluções para as mudanças climáticas. Campo Grande é um laboratório da biodiversidade, é o centro político-administrativo de um Estado que vem avançando nas ações de preservação e conservação dos recursos naturais. Entendemos que é o momento de dar visibilidade ao nosso protagonismo”, destaca Rui Pires dos Santos. A afirmação de Campo Grande como Capital da Sustentabilidade é um dos princípios que a MSGÁS quer realçar, quando a cidade completa 124 anos e se coloca como um dos centros em que a agenda ambiental está efetivamente avançando”.

Para a direção da Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul, como concessionária de insumo essencial e indispensável no dia a dia das pessoas, a empresa entende que deve contribuir não só garantindo energia, mas também com ações que buscam a melhoria da qualidade de vida, se somar aos segmentos da sociedade civil organizada no combate à poluição e o aquecimento global.

“Estamos entrando em um novo ciclo de avanços em que as políticas integradas são importantes para as metas e objetivos de melhorar o clima e a qualidade de vida das pessoas. Nossa Companhia está inteiramente comprometida com os princípios socioambientais que tornam nossa Capital em uma das melhores cidades para morar”, reforça o diretor-presidente da MSGÁS ao falar da importância da agenda ambiental quando a cidade completa 124 anos neste 26 de agosto de 2023.

A empresa destaca a criação de programas atrelados à questão ambiental, como o manejo e conservação do solo e água, a pecuária de baixo carbono, o uso de energia renovável, práticas agrícolas sustentáveis e o combate ao desmatamento ilegal como medidas fundamentais para a meta de Estado Carbono Neutro até 2030. “Além disso, o Estado deu mais um importante passo para obter o reconhecimento internacional, como ‘carbono neutro’ com a criação do Plano Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento das Fontes Renováveis de Produção de Energia –o MS Renovável e o Plano Estadual de Controle da Poluição e de Desenvolvimento Tecnológico”.

Marco da transição – A MSGÁS destaca os 25 anos da Companhia e os 124 anos de Campo Grande como marcos do novo ciclo de avanços tendo a agenda ambiental no centro dos debates, das políticas públicas e ações da iniciativa privada. “Comemoramos não apenas um ciclo de avanços da companhia no mercado de gás natural, mas também a conjugação de forças de todos os segmentos que incentivam a produção e o crescimento econômico ao mesmo tempo em que afirmam o protagonismo de Mato Grosso do Sul e Campo Grande no processo de descarbonização do clima”.

Entre os exemplos de ações a Companhia menciona o recente pacote de incentivo ao uso de gás natural (GNV) no abastecimento de veículos, tanto no transporte de pessoas quanto de cargas, medida que contribui para reduzir a dependência por gasolina e diesel, com grande alcance socioambiental e econômico. Medida importante no processo de transição energética, que traz estímulos ao biogás e Biometano, fontes de energia incluídas no programa MS Renovável.

Para um Estado que detém três biomas (Pantanal, Mata Atlântica e Cerrado), segundo a direção da MSGÁS, “é até natural” que Campo Grande se torne o centro do grande debate quer vem se desencadeando sobre a descarbonização do clima.“Ao lado de todos os setores econômicos e segmentos sociais de Campo Grande, a MSGÁS compartilha a satisfação de entrar em um novo ciclo, repetindo o desafio de 25 anos atrás ao apostar na ampliação da oferta de gás natural e hoje projetar-se para as fontes alternativas e renováveis de energia”.

Háuma consciência unânime de que o Gás Natural, além de se tornar um insumo fundamental para o crescimento das atividades econômicas, é o divisor da sustentabilidade ambiental, da transformação do modo como fazemos uso dos bens e recursos naturais disponíveis para suprir as nossas necessidades, sem comprometer esses mesmos bens para as gerações futuras”, observa o diretor-presidente da MSGÁS, Rui Pires dos Santos. “A sustentabilidade já é o principal eixo da economia”, reforça.

A principal meta no planejamento estratégico da empresa é ampliar o acesso ao gás natural e possibilitar que um número maior de municípios e clientes desfrutem dos benefícios econômicos, sociais e ambientais do gás canalizado. “Não há nenhuma dúvida sobre a importância do gás natural para a transição, justamente pela segurança que oferece nesse processo de mudança, que demandará alguns anos, a médio e longo prazos. A ampliação de energia de fontes renováveis e a redução do uso de combustíveis fósseis, além do foco em eficiência energética e dos investimentos em tecnologia, são as bases para a transição energética de baixo carbono”.

Em Mato Grosso do Sul existem inúmeros projetos de aproveitamento de resíduos oriundos de atividades como a suinocultura e setor sucroenergético. Este é só o começo, mas é um importante ponto de partida.

Para a MSGÁS, a expansão da produção de biometano depende, em parte, de políticas públicas e aprimoramentos regulatórios, como o Programa Metano Zero, além de remoção de barreiras tributárias e não tributárias, na medida em que as características dessas plantas e dos seus modelos de negócios se diferenciam de padrões estabelecidos para os combustíveis já consolidados. “A outra parte que impulsiona tais investimentos vem pela demanda do mercado, em especial de empresas com metas de redução de emissões e com a visão de que é preciso fazer mudanças importantes nos processos para garantir uma produção sustentável”.

Para avançar nesses desafios, é preciso, segundo a empresa, investir na solidez da companhia, que já é reconhecida regional e nacionalmente. Hoje a MSGÁS tem capacidade instalada para suprir demandas de seis segmentos: Termelétrico, Industrial, Veicular, Comercial, Residencial e Cogeração de Energia. Gestão de resultados, desempenho na prestação de serviços e compromissos socioambientais são ações que tiveram avaliação e certificação destacada, desempenho que a empresa que elevar no patamar da responsabilidade social, aplicando recursos em projetos sociais, culturais e esportivos, em retribuição ao apoio que Campo Grande dá à Companhia, que saltou de 2.985 clientes em 2015 para mais de 15 mil em 2023, um crescimento de quase 400%.

Assessoria de Imprensa MSGÁS