Msgás

A Empresa

Entenda o que é o gás natural, as principais características, os benefícios e tire suas dúvidas.

 

O que é?

 

O gás natural é um combustível fóssil encontrado em reservatórios subterrâneos na forma gasosa, tanto em terra quanto no mar, podendo estar associado a um reservatório de petróleo ou não. Sua formação resulta do acúmulo de energia solar sobre matérias orgânicas soterradas devido ao processo de acomodação da crosta terrestre.

O produto encontrado na natureza é uma mistura variada de hidrocarbonetos gasosos cujo componente preponderante é sempre o Metano. O gás natural não associado apresenta os maiores teores de metano, enquanto o associado apresenta proporções mais significativas de etano, propano, butano e hidrocarbonetos mais pesados. Geralmente apresenta baixos teores de contaminantes como o nitrogênio, dióxido de carbono, água e compostos de enxofre. O Gás Natural permanece no estado gasoso sob pressão atmosférica e temperatura ambiente.

 

 

Principais Características

 

O gás comercializado é basicamente composto por metano e as quantidades de etano e propano presentes são apenas suficientes para elevar o poder calorífico e alcançar o valor desejado, uma vez que o poder calorífico do etano é 1,8 vez maior do que o do metano e o do propano é mais de 2,6 vezes superior ao do metano. O gás natural proveniente da Bolívia e comercializado pela MSGÁS na sua área de concessão possui as seguintes características:

– Odor – O gás natural não tem cheiro. Para que vazamentos sejam percebidos, adiciona-se um odorizante que confere ao gás um cheiro característico.

– Poder Calorífico – O Poder Calorífico Superior do gás natural é 9.400 kcal/Nm³.

– Toxidade – O gás natural não é tóxico e se dissipa facilmente na atmosfera.

– Aspectos da chama – A chama apresenta boa aparência, firmeza e uniformidade com coloração azulada.

 

 

Segurança

 

O benefício da segurança é um dos mais relevantes apresentados pelo gás natural. As suas características de densidade inferior a 1,0 atm, sendo, portanto, mais leve que o ar, é de importância decisiva para a segurança na sua operação. Em casos em que ocorram vazamentos do produto, ele irá dissipar-se facilmente no ar.

Os limites de inflamabilidade podem ser definidos como as percentagens mínima e máxima de gás combustível em composição com o ar, a partir das quais a mistura não irá inflamar-se e permanecer em combustão. O limite inferior representa a menor proporção de gás em mistura com o ar que irá queimar sem a aplicação contínua de calor de uma fonte externa. Em proporções menores ao limite inferior, a combustão cessa quando interrompida a aplicação de calor. O limite superior é a proporção de gás na mistura a partir da qual o gás age como diluente e a combustão não pode se autopropagar.

Para o gás natural, os limites de inflamabilidade inferior e superior são, respectivamente, 5% e 15% do volume. As condições gerais do gás apresentam-no como uma das alternativas mais seguras como combustível. O fornecimento contínuo (sem a necessidade de estoque do produto) traz aos seus usuários segurança nas suas operações.

A empresa

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial